terça-feira, 20 de novembro de 2012

Semana da Consciência negra.

  Oii gente!
  Bom, como todos sabemos,  está acontecendo no IFSC Campus Araranguá, a Semana da Consciência negra, com várias palestras e exposições sobre a cultura africana, que acontecerão no decorrer desta semana. Então hoje decidir fazer um post inspirado nesta cultura. Vamos lá?
  
   O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.  A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). Agora alguns looks inspirados na cultura africana: 

   Estes são da designer de moda Catherine Malandrino, francesa, radicada nos Estados Unidos.






    Estes da criadora  Consuelo Castiglioni
Para as mulheres, pode-se esperar cores vivas e estampas ousadas, inspiradas na África e seguindo a tendência do color block.

 

E no 1º dia de SPFW, o desfile do amado Alexandre Herchcovitch inspirado na África:


E agora minha criação para expor na Semana da Consciência Negra que está acontecendo no IFSC campus Araranguá. 
Inspiração: Tribo Africana Padaung


   E é isso gente, pra quem gostou e quiser ver a exposição completa e participar do evento, é só vir pro IFSC Campus Araranguá. :)


Espero que Gostem!
Beijos e até a próxima!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O calendário da moda mudou, e agora?

 Olá pessoal, hoje vou falar sobre as vantagens e desvantagens da mudança no calendário da moda.
Como todos sabemos, os desfiles aqui no Brasil, ocorrem a cada 6 meses, os de inverno acontecem no verão e os de verão no inverno. Pois é, mas as coisas mudam, e o calendário da moda mudou, e já chegou com tudo em 2012 ocorrendo 3 desfiles no mesmo ano.
  E quais as vantagens dessa mudança?
Bom com o novo calendário, os desfiles no Brasil acontecerão no mesmo ritimo dos desfiles da Europa, ou seja, os desfiles acontecerão quase com um ano de antecedência da estação. Essa mudança abre para o Brasil, a oportunidade de se destacar no mundo da moda, mostrando que é capaz de criar novas tendências e ditar a moda, não apenas copiar as tendências ja lançadas em outros países. Essa é a hora de nossos estilistas provarem que são capazes, e mostrar para o mundo que o Brasil tem sim seu valor e influência na moda.
    E quais as desvantagens?
A mudança aconteceu de forma rápida, pois até então era apenas um projeto, mas por motivo  da copa de 2014 acontecer aqui no Brasil, os envolvidos na mudança decidiram por em prática já neste ano de 2012. Com 3 desfiles em um mesmo ano, algumas marcas decidiram ficar de fora por exemplo do SPFW e do Fashion Rio, pois não tinham condições de acompanhar a mudança já derrepente. Lojistas e pequenas empresas serão atingidas pois podem não se adaptar ao novo calendário. E será que nossos estilistas terão a capacidade de criar novas tendências ? Depois de muito tempo apenas fazendo pesquisas e copiando de outros países? Pois é aí fica a dúvida.
   Só o que nos resta é ir se adaptando ao novo calendário e esperar para saber se a mudança  será boa ou ruim para nosso país.





 Referência:
Costura perfeita ano XIV – nº69 setembro/outubro 2012

 Fica a torcida para que a mudança dê certo.

  Espero que tenham gostado!
  Beijos e até a próxima!


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A importância dos blogs de moda!

   Oii gente, hoje estou aqui para falar de como os blogs de moda estão se tornando essenciais na vida das pessoas.
    A maioria dos blogs que hoje são muito conhecidos, começaram do nada, de uma necessidade de compartilhar suas ideias, com o tempo as postagens acabam se tornando rotina, ganhando a cada dia mais reconhecimento, trazendo parcerias e até clientes para quem posta seu trabalho neles, onde gera a renda para seu criador, e as pessoas tornam o que era um lazer em sua profissão.
 




   Mas, no entanto, os blogs de moda não são importantes apenas para quem cria, mas também para quem pesquisa. Com a facilidade em criar um blog, muitas pessoas postam pesquisas, trabalhos e tudo que sabem o tempo todo.  Isso é ótimo para quem ta pesquisando tendências e ideias, pois tudo que procurar na internet sempre irá ter um blog falando sobre o assunto. Mais vale lembrar que as pessoas podem postar o que quiserem, portanto é importante verificar se as informações realmente estão corretas. 


Referências:
Vitrines virtuais, criativa, dezembro 2006
Espero que gostem!
Beijos e até a próxima!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A importância da Pesquisa de Moda!


   Pesquisa de moda nos deixa atualizados sobre todas as novidades do mercado. Por isso vale muito a pena investir em pesquisa, tanto para grandes  empresas quanto para pequenas. A pesquisa de moda é essencial para a criação, pois sem pesquisa não se faz moda.
  A criação exige que o designer desenvolva um amplo processo que pode estar relacionado à tendências comportamentais, viagens de pesquisa para diferentes culturas, materiais, tecnologia, entre outros. Para criar não basta ter criatividade, é necessário pesquisar para ter ideias.  No Brasil, as confecções que se preocupam e investem em pesquisa são aquelas que visam a um consumidor exigente e bem informado. Marcas que trabalham com produtos de maior valor agregado, consequentemente tem um poder maior no mercado.



Fonte:http://migre.me/bgOik

Fonte: http://migre.me/bgOfN

Fonte: http://migre.me/bgOjp

    Pode-se pesquisar moda em viagens principalmente internacionais, revistas, catálogos de tecidos, vitrines, nas ruas, crenças, etnias, desfiles e outras inúmeras formas de se pesquisar.
    Lembrando sempre que a pesquisa é fundamental  para criar originalidade no seu trabalho.

Espero que gostem!
Beijos e até a Próxima!

Referência: Texto Pesquiso, logo crio. Por Roselaine Araujo.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Quem sou eu!

  Oii gente!
   Estou aqui hoje, para fazer a primeira postagem no meu blog.
Me chamo Vanusa, tenho 18 anos, moro em Araranguá SC com meus pais, tenho namorado á pouco mais de dois anos,  tenho ensino médio completo, estou cursando Técnico em produção de moda pelo IFSC Campus Araranguá.
   Criei o blog em uma das matérias do meu curso, para postar alguns trabalhos, mas pretendo continuar com o blog, postando coisas sobre moda, tendências e tudo que sei e gosto de fazer.
Pretendo organizar meu tempo para fazer pesquisas e estar sempre trazendo coisas novas e legais para mantê-los informados de tudo. Espero que gostem!

Beijos e até a próxima!